Páginas

Pushkin - Tsarskoye Selo (Пу́шкин - Ца́рское Село́)


Um sonho barroco e rococó                                           fotos by: Isadora Pamplona
           Ah! Bons ventos me levaram à realização de sonhos nem mesmo antes imaginados. Larissa, a quem conheci por acaso na cidade francesa de Nice, e que nos ciceroneou tão gentilmente em Moscou, sugeriu e providenciou os vouchers para que visitássemos Tsarskoye Selo (ou Pushkin), nos arredores de St. Petersburgo. Ela própria escolheu os passeios e disse que iríamos gostar. Acertou em cheio. Se existe algo que me encanta tanto quanto o barroco é o rococó. 
Tsarskoye Selo, Palácio de Catarina
     
         Melhor ainda se a arquitetura fizer uma mistura de ambos com uma pitada de neoclássico, mais interiores decorados em estilo Art Nouveau. Do que pude conhecer da Rússia, acredito ter visto o melhor e isso jamais será pouco quando se fala no Palácio de Catarina, a Grande. É tudo puro luxo, opulência, extravagância. 



          Saí realizada, nunca tinha visto tanto ouro, prata e mármore em telhados, frisos, capitéis, rendilhados em paredes, portas, móveis e espelhos.

O palácio começou a ser construído em 1717 e serviu de residência de verão para os imperadores russos. Ampliado e reconstruído com a participação de diferentes arquitetos, o edifício foi concluído cerca de 40 anos depois, em 1756. As ordens da nova proprietária que sucedeu Catarina, a filha e imperatriz Isabel, foram no sentido de rivalizar com o palácio francês de Versalhes. Ela não economizou no ouro sequer para decorar as paredes externas, capitéis, frisos, cariátides e pilastras.
A imponência do palácio impressiona os visitantes que chegam e ficam embevecidos diante da grande fachada azul-turquesa com branco encimada por cúpulas douradas. 



Pontes, cascatas, jardins privados, torres, terraços, fontes e monumentos integram-se à paisagem no entorno do grandioso parque. 

Salão do Pavilhão



O Salão do Pavilhão, concebido para concertos da corte, fica próximo a uma lagoa. Enquanto o visitávamos fomos brindados com alguns momentos de música.


Tsarskoye Selo - Escadaria Principal
Quando a gente começa a subir a escadaria principal (de honra) que leva às dezenas de salas e aposentos do palácio, só de olhar a altura do pé-direito, os enfeites dourados das paredes e dos corrimões, mais as estátuas de mármore no saguão, dá para ter uma idéia do que vem pela frente.





A sala de jantar branca (destinada aos grandes banquetes) com as antigas estufas de cerâmica; sala de jantar verde (para refeições íntimas); grande salão de baile (ou Salão Brilhante); sala de Âmbar, etc.           
Sala de Jantar Branca


Salão dos Espelhos

          O Grande Salão dos Espelhos (ou Galeria Brilhante) foi criado pelo arquiteto da corte, Francesco Bartolomeo Rastrelli, para recepções oficiais, comemorações, banquetes e bailes. Grandes janelas em ambos os lados da imensa sala, mescladas aos numerosos espelhos, enchem a sala de luz que reflete a suntuosa decoração dourada. 
          Ah, desta vez, fiquei realmente surpresa com tanto brilho e reflexos dourados.
De Tsarskoye Selo saíram o último czar, Nicolau II, e sua família, levados e executados pelos bolcheviques durante a revolução russa. Atualmente o conjunto de parques e palácios integra o museu Pushkin, nome que também designa a cidade e faz homenagem ao cultuado poeta e escritor russo que estudou no liceu local.
A beleza que se vê é resultado do trabalho meticuloso de equipes de restauradores. O castelo, completamente arrasado por um incêndio em 1820, sofreu destruições e saques durante a ocupação nazista na II Guerra. Muitas esculturas de mármore e bronze, além do revestimento inteiro de uma sala, a famosa Sala Âmbar, desapareceram por completo. Dos 58 pavilhões antes existentes, foram recriados 32.                                             
Detalhe, Sala de Âmbar
     foto by: eng.tzar.ru



As obras de restauro e reconstrução ainda estão em andamento. Graças a estes novos artistas, que incluem artesãos, joalheiros e entalhadores, a Sala Âmbar foi recuperada e aberta à visitação pública. Os painéis originais de mosaico âmbar, presentes do imperador da Prússia para Pedro, o Grande, desapareceram. Mas, a sala foi totalmente recriada. Suas paredes são inteiramente revestidas com placas de uma resina resistente que imita a gema mineral misturando tons de mel, caramelo e laranja, recriando a grandiosa obra.




---
Dicas/experiências:
Mais sobre a Rússia, no blog, em:
Moscou
St. Petersburgo - Parte I
---
Turismo:
Site oficial: http://eng.tzar.ru/
Mostra todo o conjunto de edificações e o parque, com fotos e explicações detalhadas. É possível fazer um tour virtual pelo Palácio de Catarina, a Grande.
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário